Porto Seguro Notícias

Tradição de servir carurur lota Cidade Histórica na data dos Santos

Uma enorme fila se formou na Cidade Histórica nesta quarta-feira, 27/09, na data em que se comemora o dia de São Cosme e São Damião. A tradição de distribuir caruru gratuitamente reuniu mais de 2 mil pessoas na barraca da Dona Regina, que vende cocada e doces próximo ao Farol.

Ela conta que são mais de dois dias no preparo do caruru, que tem o quiabo e o frango como ingredientes principais. Panelaços de comida se amontoam na cozinha de Regina, filha que assumiu o legado de Dona Marlene. “É tudo voluntário e muita gente ajuda. Apesar do cansaço, é gratificante fazer tudo isso”, conta.

Realizado pela matriarca, Dona Marlene, após um filho ser picado por uma cobra jaracuçu e curado após a promessa, o famoso e tradicional caruru do Centro Histórico de Porto Seguro acontece há mais de 40 anos.

Além do caruru e da distribuição de doces, o evento sempre é marcado por cantos e orações aos santos Cosme e Damião. No rito inicial, sete crianças sentam em uma esteira com as imagens sacras e são servidos antes de todos os convidados.

Do lado de fora, uma fila gigantesca aguarda pacientemente que o caruru seja servido. A maioria de moradores da cidade aproveitam para botar o papo em dia.

São Cosme e São Damião são dois santos cristãos celebrados no Brasil, especialmente na cultura afro-brasileira. A tradição está fortemente ligada à prática de distribuir doces e pequenos presentes para as crianças para homenagear os santos gêmeos, que eram conhecidos por sua generosidade e habilidades médicas. A tradição também se funde com elementos da cultura afro-brasileira, tornando-se uma celebração multicultural que envolve orações, rituais e festas comunitárias.