Porto Seguro Notícias

Mais um veado mateiro é flagrado na zona urbana do Arraial

Outro flagrante de um veado mateiro foi registrado no Arraial d’Ajuda. Desta vez, o raro animal foi visto na falésia da Lagoa Azul, na praia de Taípe e gravado por @s4ulost . As imagens mostram o veado caminhando assustado pela falésia da Lagoa Azul

O veado mateiro, espécie de ocorrência também da Mata Atlântica, geralmente habita regiões de vegetação densa e florestas preservadas. No entanto, a sua presença nas proximidades das zonas urbanas é uma ocorrência pouco comum e tem chamado a atenção de especialistas.

Segundo informações de biólogos e ambientalistas, a ocupação imobiliária crescente na região pode estar relacionada ao aumento dos avistamentos desses animais nas áreas costeiras. “A expansão das construções e a consequente redução de habitat natural podem levar os veados mateiros a procurarem refúgio mais próximo das zonas urbanas”, explicou a bióloga Mariana Almeida.

Outra possibilidade levantada é que esses animais possam estar buscando escapar da perseguição de animais domésticos, como cachorros. A presença desses predadores pode estar forçando os veados mateiros a aparecerem em áreas mais urbanas.

O vídeo foi nos disponibilizado por Vinícius Parracho.