Porto Seguro Notícias

Mais de 90 ligações clandestinas são desativadas em Vera Cruz

Somente neste mês de outubro, mais de 90 ligações clandestinas de água foram desativadas no distrito de Vera Cruz. Estima-se que cerca de 2 mil metros cúbicos de água estavam sendo desperdiçados com os “gatos de água”.

O “gato de água”, como é popularmente conhecida a ligação clandestina, também prejudica a pressão na rede e a eficiência do abastecimento, causando intermitência no fornecimento de água durante períodos do dia para quem paga pelo serviço e para quem não paga.  A ligação clandestina ainda expõe a água distribuída pela rede a contaminantes externos, colocando em risco a saúde das pessoas.

Após a investigação, comprovação e supressão das fraudes, a Embasa implantou uma nova rede de abastecimento regular de água e efetuou o cadastramento dos moradores, permitindo aos usuários a regularização do serviço de distribuição de água tratada. 

Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, o autor pode responder pelo crime de furto (Art. 155 do Código Penal). A população pode denunciar anonimamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.