Porto Seguro Notícias

Indígena da Reserva da Jaqueira ganha premiação nacional por seu trabalho com moda

Ludmilla Alves Pataxó, 31 anos, trabalha com moda desde 2013, mas a vontade sempre foi fazer algo diferente, que valorizasse o povo e a cultura indígena. Pensando nisso, ela desenvolveu peças de vestuário que utilizam pinturas, sementes, penas, madeiras e motivos pataxó. “No começo foi difícil, muitas pessoas me criticaram, mas hoje esse trabalho está sendo reconhecido e respeitado”, contou.

Ela recebeu neste final de semana, em São Paulo, o Prêmio Monumental Liderança Feminina 2024, que reconheceu 26 mulheres que se destacaram e transformaram o mercado brasileiro nas áreas da beleza, inovação, gestão, meio ambiente e sustentabilidade.

Ludmilla é a primeira estilista pataxó da história do Brasil e passa as madrugadas na Reserva da Jaqueira, onde nasceu e cresceu, desenvolvendo coleções e peças que carregam significados das suas origens, inspirada principalmente por sua avó Takwara, sua mãe Nayara e as tias Jandaya e Nytynawã.

As etapas de produção contam com uma equipe de oito pessoas, que se envolvem em diferentes etapas da produção, desde a concepção até a parte de divulgação e vendas. As peças são vendidas na loja na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, ou no site da marca.